Ciclismo: Volta a Portugal chega hoje a Viana do Castelo

A edição 79 da Volta a Portugal em Bicicleta chega hoje a Viana do Castelo.

A quinta etapa, com 179,6 quilómetros entre Boticas e Viana do Castelo, denominada “Das terras do Barroso a Viana da Foz do Lima”, termina esta tarde em Santa Luzia e foi classificada pela organização como uma das mais belas etapa das Volta, que é o maior acontecimento desportivo do verão português.

A principal dificuldade desta tirada são os 3,2 km de subida em paralelos até à meta, capazes de provocar alguns cortes na cabeça da corrida. Uma oportunidade para os candidatos à vitória na prova ganharem alguns segundos.

O ciclista espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) vai partir para a etapa com a camisola amarela, depois de ter saído da Senhora da Graça com a liderança reforçada.

O pelotão sai do distrito de Vila Real às 12h40 em direção à contagem de terceira categoria, situada logo ao quilómetro 6,8. Ainda dentro de Montalegre, os ciclistas vão encontrar a primeira meta volante do dia (25,8 km).

Antes de cruzarem os outros dois “sprints” intermédios da jornada, em Vila Verde (130,7) e Barroselas (160,8), terra natal de Rui Sousa (RP-Boavista), os resistentes desta Volta a Portugal vão subir à contagem de montanha de segunda categoria de Covide, ao quilómetro 103,2.

O grande interesse da jornada está reservado para o final, com o alto de Santa Luzia (3ª categoria), em Viana do Castelo, a coincidir com a meta. A chegada está prevista para as 17h33.

Darque, Ponte Metálica, Praça Afonso III, Rua Abel Viana, Alameda 5 de Outubro, Praça da Liberdade, Av. Combatentes da Grande Guerra, Avenida Conde da Carreira, Rua General Humberto Delgado, Rotunda da Av 25 de Abril, junto ao Hospital, e estrada de Santa Luzia, são zonas em que o transito vai estar condicionado durante a tarde desta quarta-feira.

A Volta a Portugal em Bicicleta, realizada a primeira vez em 1927, comemora este ano o seu 90º aniversario.

Na jornada de ontem (4ª etapa), chegada à mítica Senhora da Graça. o vianense César Fonte (LA-Metalusa Balckjack) caiu para 15º da geral, já Rui Sousa (RP-Boavista), e face ao resultado na etapa, passa a estar focado em vencer de uma etapa. De amarelo continua Alarcón (w52-FC Porto), que reforçou a liderança ao vencer a mítica etapa no Monte Farinha.

Notícias relacionadas

Leave a Comment