Movimento “Vianenses pela Liberdade” pede licenciamento para realizar tourada nas Festas da Agonia

A Associação Movimento Vianenses pela Liberdade deu entrada na Câmara Municipal de Viana do Castelo, com um pedido de instalação de uma praça de touros amovível para realização de uma tourada a 20 de Agosto, principal e último dia da Romaria d’Agonia.

Segundo fonte da autarquia, o requerimento “está em apreciação”.

O espetáculo tauromáquico estava prometido para aquela data, desde o ano passado, quando a mesma associação desistiu de organizar uma tourada alegando que “não encontrou enquadramento no programa das festas”.

Desde que em 2009, Viana do Castelo declarada “cidade anti-tourada” por proposta do então autarca Defensor Moura, que praticamente todos os anos, por altura das festas da cidade, surgem solicitações para realização espetáculos com touros, com a Câmara a fincar o pé ao licenciamento de instalação das estruturas necessárias.

A partir de 2012 têm decorrido touradas em Viana, à exceção de 2016, porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceita as providências cautelares apresentadas pelos movimentos de aficionados, para suspender os indeferimentos municipais.

Notícias relacionadas

Leave a Comment