FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Jul 2015

Viana: Centro de Dia especializado em demências está quase pronto a ser inaugurado

Daqui a algumas semanas, a Rua José Espregueira, em Viana do Castelo, vai receber um Centro de Dia especializado em demências. A valência está a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Daqui a algumas semanas, a Rua José Espregueira, em Viana do Castelo, vai receber um Centro de Dia especializado em demências. A valência está a ser instalada numa casa que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo e que estava desocupada há “vários anos”, em “processo de degradação”. Manuel Gomes Afonso, provedor da Santa Casa da Misericórdia vianense, explicou à Geice que as obras, orçadas em cerca de 30 mil euros, estão com um atraso de cerca de dois meses, mas espera abrir o novo Centro de Dia até agosto.
Manuel Afonso explicou que esta nova valência será gerida pela cooperativa Hope, que assinou, em dezembro, um protocolo com a Santa Casa. “A valência que vamos acolher lá será um Centro de Dia especializado em Demências, que utilizará técnicas inovadoras e específicas”, explicou, num projeto que prevê também “apoio às famílias” que têm idosos com problemas ligados ao Alzheimer e outras doenças.
O responsável diz que esta é uma resposta “que não existe” e que permite, ao mesmo tempo, ajudar um grupo de jovens qualificados, que se organizaram e criaram a cooperativa Hope. A Santa Casa cede o espaço, prescindindo do pagamento de uma renda, e a cooperativa cede os seus serviços para apoiar os idosos que vivem nos dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo. “Vão compensar-nos em serviços destinados aos nossos idosos residentes”, assegura o provedor.
Este novo Centro de Dia poderá receber cerca de 20 idosos, concedendo apoio a demências variadas. Os custos de reparação da casa situada na Rua José Espregueira, adaptando o espaço a pessoas com mobilidade condicionada, rondam os 30 mil euros. A nova valência deverá abrir as portas até ao mês de agosto, assume o provedor.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts