FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 07 Out 2021

Fase final da Liga das Nações da UEFA: Tudo o que precisa saber

A segunda fase final da liga das nações da UEFA começa nesta quarta-feira e um novo nome estará no troféu nesta edição. Apesar de Portugal ter vencido a competição inaugural, desta vez, a seleção não conseguiu sair da fase de grupos.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O que é liga das nações?

Lançada em 2018 pela UEFA, esta competição veio substituir os amigáveis internacionais para equipas europeias. Ela veio para dar um tom de seriedade aos jogos entre equipas. Para esta edição, as 55 equipas de todo o continente foram divididas em quatro ligas. A liga A apresentou as 16 melhores equipas da europa, distribuídas em quatro grupos de quatro.

Após uma série de partidas no sistema de todos contra todos, os quatro vencedores dos grupos da liga A avançaram para as finais. Agora, Itália, Espanha, Bélgica e França decidem quem será o novo campeão da competição.

Quando e onde são as finais deste ano?

As finais vão de quarta-feira, 6 de outubro, a domingo, 10 de outubro. Elas deveriam ser realizadas em junho, mas foram adiadas para que as finais atrasadas do euro 2020 pudessem acontecer. A Itália, que se classificou para a fase final da liga das nações, foi confirmada como anfitriã no dia 3 de dezembro. Os jogos serão no San Siro, em Milão, e no estádio da Juventus, em Turim.

Quais as equipas classificadas na Liga das Nações da UEFA?

Certamente é um campo de alto nível. As finais deste ano apresentam a campeã mundial, a França, e a nova campeã europeia, a Itália. Depois, há a equipa número 1 do mundo, a Bélgica, e o quarteto fica completo pela Espanha, que levou a Itália aos penaltis antes de perder na semifinal da euro 2020. Nenhuma dessas equipas chegou à final em 2019. A Inglaterra, que terminou em terceiro lugar na primeira Liga das Nações, não conseguiu passar desta vez, depois de ficar em terceiro num grupo que também conta com a Bélgica, Dinamarca e Islândia.

Qual é o formato da Liga das Nações da UEFA?

A Itália enfrenta a Espanha na primeira semifinal na quarta-feira em Milão e na noite seguinte a Bélgica enfrenta a França em Turim. Ambos os jogos têm início às 19h45. Os derrotados enfrentam-se no estádio da Juventus às 14h de Domingo, enquanto os vencedores jogam a final naquela noite no San Siro, com início às 19h45. Para a semifinal e final, se as pontuações estiverem empatadas no final do tempo normal, haverá 30 minutos de prolongamento seguido de penaltis, se necessário. Já o desempate pelo terceiro lugar não contará com prolongamento. Este resultado permitirá ir diretamente para uma disputa de penaltis.

Como é que as equipas se classificaram para a Liga das Nações da UEFA?

Bélgica, França, Itália e Espanha lideraram os seus grupos da liga A na segunda edição da competição.

O caminho da itália

A Itália começou a competição com um empate contra a Bósnia e Herzegovina no dia 04 de setembro de 2020. Entretanto, na partida contra a Holanda, o golo de cabeça de Barella garantiu a vitória. Mas foi seguida por dois empates, um contra a Polônia (0-0) e outro contra a própria Holanda (1-1). No dia 15 de novembro de 2020, a Itália conseguiu ganhar da Polônia na partida de regresso por 2 a 0, a derrotar também a Bósnia e Herzegovina pelo mesmo resultado no dia 18 daquele mês.

Rota da Espanha para as finais

A derrota por 1 a 0 na Ucrânia foi o único pequeno revés na campanha da Espanha no grupo 4, que teve um final dramático em Sevilha. A equipa espanhola precisava de um empate contra a Alemanha para confirmar a sua vaga na final. Entretanto, conseguiram um resultado muito melhor. A vitória de 6 a 0 contra a seleção germânica teve direito a um “hat-trick” de Ferran Torres. Este resultado representou ainda a derrota competitiva mais pesada da Alemanha de todos os tempos.

Como é que a Bélgica se classificou para as finais

No jogo contra a Islândia, a Bélgica sobreviveu a um susto inicial para chegar à vitória de 5 a 1, uma verdadeira goleada. O inspirador Kevin de Bruyne forneceu a linha de abastecimento para uma exibição de ataque tipicamente ameaçadora. Entretanto, a presença da Dinamarca e da Inglaterra no grupo 2 representou um obstáculo significativo para os Red Devils. Embora tenham perdido por 2 a 1 em Wembley, o subsequente 2 a 0 da Inglaterra os ajudou a criar confiança e vencer por 4 a 2 os dinamarqueses no último dia de qualificação.

A frança eliminou Portugal para chegar às finais

A seleção francesa começou a competição com uma vitória sobre a Suécia em 05 de Setembro de 2020. 3 dias depois eles golearam por 4 a 2 a Croácia. Mas a vitória mais importante veio durante a quinta ronda. Com as equipas empatadas a dez pontos do grupo 3, no quinto jogo, o segundo confronto da França com Portugal foi decidido por um golo de N’golo kanté em Lisboa (apenas o segundo pela seleção). Ao derrotar Portugal por 1 a 0, foi devidamente confirmado o ingresso dos Les Bleus para as finais com uma partida a mais.

O que esperar das finais da Liga das Nações da UEFA?

A primeira semifinal é uma repetição de uma no EURO, onde a Itália venceu nos penaltis. Entretanto, atualmente as equipas estão num nível semelhante. O favoritismo italiano persiste devido ao fato de que é a atual campeã europeia e jogará em casa. Já a Bélgica e França enfrentaram-se pela última vez na semifinal do campeonato do mundo de 2018, onde Le Bleus venceu por 1 a 0 num confronto bastante disputado. Assim, o nível das equipas também é muito parecido, com diferenças nos estilos de jogo. Esses fatores tornam um impasse o resultado mais provável. A Bélgica tem uma melhor taxa de conversão de penaltis. Com isso, deverá ser favorecida numa disputa hipotética. Assim, os odds nas casas de apostas, inclusive na betclic portugal, estarão excelentes para quem quer dar os seus palpites.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts