FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Outras

27 Mai 2010

Lavradeira “vestida” com sardinhas dá cor do Festival de Folclore de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma lavradeira “vestida” com sardinhas constitui o cartaz da sexta edição do Festival de Folclore Cidade de Viana do Castelo, que decorrerá de 25 a […]

Uma lavradeira “vestida” com sardinhas constitui o cartaz da sexta edição do Festival de Folclore Cidade de Viana do Castelo, que decorrerá de 25 a 27 de junho, sob o tema “Os peixes da nossa terra”. O cartaz foi concebido por quatro alunos do 3º anos do curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que, como recompensa, vão receber 200 euros e, sobretudo, “uma referência muito importante para o portfólio”.

“Muito mais importante do que o dinheiro é, sem dúvida, o facto de podermos mencionar no nosso portfólio que vencemos o concurso para o cartaz de um festival com esta importância”, referiu Inês Covas, porta-voz dos autores do trabalho. O cartaz, que demorou “dois a três dias” a compor, representa uma lavradeira a dançar o vira, desenhada exclusivamente com sardinhas, “um dos peixes mais típicos da região”. A elaboração do cartaz foi alvo de um concurso entre os alunos daquele curso da ESTG, tendo o vencedor sido escolhido, por votação, na quarta feira. Na sexta edição do festival, vão participar 12 grupos, metade dos quais são da região anfitriã e os restantes provenientes de Coruche, Moura, Santo Tirso, Douro, Esposende e Ovar. O festival alia a dança à gastronomia, sendo os grupos convidados a apresentar petiscos das suas terras, entre vinho, queijo, enchidos e fumeiro, que darão a provar aos visitantes em tasquinhas instaladas no Jardim Marginal. Cada grupo levará também um ou dois elementos especialistas na confeção do prato mais emblemático das suas regiões de origem, para “ensinar a receita” aos cozinheiros dos restaurantes de Viana do Castelo. Entretanto, na quarta feira também já foi escolhido o cartaz do 14º Festival Internacional de Folclore do Alto Minho, que vai decorrer de 30 de agosto a 06 de setembro, reunindo 14 grupos de oito países. O cartaz, igualmente assinado por alunos daquele curso da ESTG, tem como pano de fundo o chafariz da Praça da República de Viana do Castelo e apresenta uma pomba ligada por uma fita às bandeiras dos países participantes. “É uma mensagem de paz e de união entre os povos”, sintetizou Paula Giestas, que assina o cartaz conjuntamente com outros três colegas de curso. Além de Portugal, que entra com sete grupos do Alto Minho, o festival conta ainda com representações da Lituânia, Irlanda do Norte, Cuba, Peru, Quénia, Turquia e Espanha.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts