FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Mai 2010

Mazarefes: Portucel cede terreno e acaba com “atrofio” de cemitério

O cemitério da freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, vai finalmente ter condições para crescer, tudo porque a administração da Portucel decidiu oferecer à […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O cemitério da freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, vai finalmente ter condições para crescer, tudo porque a administração da Portucel decidiu oferecer à Junta um terreno de 1145 metros quadrados, o que vai permitir a construção de uma capela mortuária e outras estruturas de apoio, complementares ao arranjo urbanístico da zona.

 
“O alargamento do cemitério que praticamente duplicou a capacidade, está quase concluído. Mas sem este terreno à volta estávamos muito condicionados e não podíamos fazer mais nada. Estávamos totalmente atrofiados”, explicou o autarca de Mazarefes, Américo Balinha. Isto porque apesar de aumentar em 180 o número de sepulturas e em onze os jazigos, não sobrou terreno para mais nada, à volta do cemitério. “Na altura decidimos escrever uma carta à Portucel a pedir uma parte daquele terreno anexo, que praticamente não tinha utilização para eles. Foi com muita alegria que recebemos a notícia porque sabemos que vai ficar uma grande obra”, acrescentou ainda Américo Balinha. Estes dois lotes de terreno, inseridos em zona de construção, estão avaliados em “pelo menos” 55 mil euros, mas serão doados pela Portucel/Viana à freguesia de Mazarefes, que assim poderá finalmente concluir a obra do cemitério da localidade. “Com tudo isto temos cemitério para mais 50 anos”, garante ainda o autarca. Integrada no grupo espanhol Europac, a Portucel está instalada em Viana do Castelo há mais de 30 e lidera o mercado ibérico na produção de papel canelado, empregando directamente mais de 300 pessoas. “Não sei como posso agradecer a estas pessoas. A freguesia não vai esquecer esta atitude”, rematou o presidente da Junta. O contrato de cedência do terreno é assinado esta quarta-feira na Portucel/Viana e além da Junta de Mazarefes envolve ainda a Câmara Municipal.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts