FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

18 Mai 2010

Portagens: Protestos contra intenção do Governo estão de volta

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As comissões de utentes contra as portagens nas SCUT “não vão recuar até que o Governo ceda na intenção de portajar estas vias”, garantiu hoje […]

As comissões de utentes contra as portagens nas SCUT “não vão recuar até que o Governo ceda na intenção de portajar estas vias”, garantiu hoje o porta voz do movimento, em conferência de imprensa. As comissões, que já haviam anunciado a realização de três marchas/desfile, definiram hoje as horas e a forma como os protestos vão acontecer nas SCUT do Grande Porto, Costa da Prata e Litoral Norte.

No dia 24 de maio, está prevista uma marcha/desfile na A29 com a concentração marcada para as 17h30, em Coimbrões, Vila Nova de Gaia. Segue-se um desfile da caravana de veículos pela A29 até à saída de Ovar, norte. Dois dias depois, à mesma hora, um movimento semelhante concentra-se na rotunda da Maia Jardim, seguindo depois pela A41/42 em direção a Lousada. O último protesto está marcado para o dia 02 de junho, a partir da 18h30, junto à central de camionagem da Póvoa de Varzim, onde se vão concentrar automobilistas vindos de Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. A caravana automóvel segue pela A28 em direção à rotunda dos Produtos Estrela, no Porto. Estas três marchas realizam-se em dias de semana, porque o movimento acredita que, assim, “vai juntar mais pessoas”. No entanto, José Rui Ferreira já avisou que os protestos vão ser realizados de forma “cívica e exemplar, respeitando a lei”. José Rui Ferreira espera, no entanto, que o Governo, mais concretamente o ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, “reconsidere” e “responda” também a um conjunto de questões que as comissões de utentes lhe fizeram chegar segunda feira. Na carta, a que a Lusa teve acesso, o movimento faz dez perguntas ao ministro e pede, por exemplo, “esclarecimentos” sobre o impacte que a colocação de portagens terá no tecido “empresarial e industrial das regiões” atravessadas pelas SCUT. As comissões perguntam também porque é que “as três SCUT a portajar se localizam numa região que vive uma crise económica e social mais profunda que a média do país”. José Rui Ferreira anunciou ainda que vários “empresários da região já admitiram que, caso a cobrança de portagens venha a ser colocada em prática a partir de 01 de julho, muitas empresas da região terão que fechar portas”. Apesar de já ter sido anunciado que a partir de 01 de julho as SCUT começam a ser portajadas, as comissões de utentes acreditam que o governo “ainda está a tempo de reverter esta sua intenção”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts