FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Mai 2010

Vaca das Cordas: Milhares esperados em Ponte de Lima

Milhares de forasteiros são esperados esta quarta-feira nas ruas de Ponte de Lima para assistir à tradicional largada da Vaca das Cordas, numa festa popular que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Milhares de forasteiros são esperados esta quarta-feira nas ruas de Ponte de Lima para assistir à tradicional largada da Vaca das Cordas, numa festa popular que remonta a 1646. Manda a tradição que a largada seja feita na véspera do dia de Corpo de Deus, num divertimento cuja verdadeira origem permanece desconhecida, mas que anualmente ganha cada vez mais popularidade, atraindo à terra numerosos forasteiros. O “verdadeiro artista” desta festa, um touro com cerca de 400 quilos, já veio de Montemor-o-Velho, da mesma ganadaria do touro do ano passado. Isto porque, diz Aníbal Varela, “em equipa que ganha não se mexe”.

 
Já se sabe que é no areal que, ao fim da tarde, se desenvolvem peripécias várias, com corridas, nódoas negras, trambolhões, e até as amadoras pegas de caras, por parte dos mais corajosos. Com tudo isto, o touro acaba extenuado sendo recolhido já ao anoitecer. A diversão, essa, continua ainda até altas horas da madrugada, nas tasquinhas e ruas da vila.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts