FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

24 Jun 2010

Portagens: Utentes dizem que apenas uma “batalha” foi ganha, ainda falta a “guerra”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os utentes da A28 reagiram com satisfação ao chumbo do chip pelos partidos da oposição mas garantem que “apenas foi ganha uma batalha”, mesmo admitindo […]

Os utentes da A28 reagiram com satisfação ao chumbo do chip pelos partidos da oposição mas garantem que “apenas foi ganha uma batalha”, mesmo admitindo que a cobrança de portagens, no imediato, “está afastada”. “Ainda é cedo para cantar vitória, mas que claro que ficamos satisfeitos. Isto após meses de confronto do Governo com as populações, com as empresas e com as câmaras”, afirmou Jorge Passos, do movimento “Naturalmente Não às portagens na A28”.
 

 ?Ainda assim admite que a cobrança de portagens nas SCUT “serão uma realidade” dado o entendimento de PS e PSD sobre o principio do utilizador pagador. “Mas se se conseguir a isenção que o primeiro-ministro anunciou, para residentes e empresas, é uma batalha muito importante que foi ganha pelos utentes”, acrescentou. Ainda assim lembra que este chumbo vai permitir ao Governo “ponderar sobre os erros que estava a cometer”, ao mesmo tempo que assinala que a 09 de Julho o Parlamento vai ser, de novo, chamado a pronunciar-se, desta vez sobre a revogação da cobrança de portagens nas SCUT, proposta pelo PCP. “Agora ganhou-se tempo com o meio de cobrança. Vamos ver o que vão dar as negociações, entretanto. Mas é mais uma batalha para travar”, disse ainda Jorge Passos. “A haver portagens, desde que sejam universais a todas as SCUT e não a descriminação do Norte, consideramos que já é um passo muito grande e um sucesso considerável, rematou. Na quinta-feira, PSD, CDS, Bloco de Esquerda e PCP aprovaram os diplomas que previam a revogação dos decretos-lei do Governo, aprovados na anterior legislatura, que obrigavam à instalação de dispositivos electrónicos de matrícula (“chips”) nos veículos automóveis. As iniciativas da oposição baixam agora à comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para discussão na especialidade, seguindo-se depois a votação final global. Com a revogação deste sistema de identificação de veículos, fica em causa a cobrança de portagens a partir de 01 de Julho nas vias sem custos para os utilizadores (SCUT) do Grande Porto, Norte Litoral e Costa da Prata.
 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal