FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Jul 2010

Viana acciona Plano Municipal de Emergência até 03 de Agosto

Já há dois concelhos do distrito de Viana do Castelo com planos Municipais de Emergência activos devido aos incêndios que lavram desde o fim-de-semana um […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Já há dois concelhos do distrito de Viana do Castelo com planos Municipais de Emergência activos devido aos incêndios que lavram desde o fim-de-semana um pouco por toda a região. Depois do município de Arcos de Valdevez foi a vez da autarquia de Viana do Castelo accionar o plano de emergência, situação que se vai prolongar até 03 de Agosto, segundo anunciou a autarquia, devido à continuação das altas temperaturas e da reduzida humidade. “Este plano visa criar as condições favoráveis ao empenhamento de todos os meios necessários no concelho, caso sejam necessários. Simultaneamente coloca de prevenção várias instituições, de saúde ou de segurança, prontas a intervir, se for caso disso”, explicou José Maria Costa, presidente da autarquia de Viana.

Neste processo, a autarquia está a apelar à mobilização de meios das Juntas de Freguesia do concelho e, se for caso disso, da própria população.Até 03 de Agosto a Câmara vai realizar briefings diários sobre a situação e depois decidirá sobre a continuidade ou não, após aquela data, do plano de emergência. Desta forma, a autarquia liderada por José Maria Costa vai colocar em alerta máximo os meios públicos e reforçar o apelo à não realização de queimadas e comportamentos de risco na floresta. Isto depois da multiplicação de focos de incêndios em Mujães, Portela Suza, Areosa, Geraz do Lima, entre outros, apenas na terça-feira e somente no concelho, num total superior a uma dezena. Antes de Viana, o Plano Municipal de Emergência foi accionado em Arcos de Valdevez, cuja câmara destacou 40 cantoneiros, equipados com ferramentas de sapadores Florestais, retroescavadoras, tractores e outros apetrechos de combate para apoio aos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, que desde o inicio da semana contam, nas operações de combate, com três grupos de Reforço de Incêndios Florestais de Lisboa, Coimbra e Bragança.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts