FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Ago 2010

Cancro: Rotary de Viana quer concluir rastreio de três anos que já chegou a 8000 pessoas

Numa iniciativa do Rotary Club de Viana do Castelo, a população de risco das 40 freguesias do concelho, num total de 8000 pessoas, foi alvo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Numa iniciativa do Rotary Club de Viana do Castelo, a população de risco das 40 freguesias do concelho, num total de 8000 pessoas, foi alvo de uma acção de rastreio do cancro gástrico, isto numa altura em que faltam apenas as de Vilar de Murteda e Vila Nova de Anha, após três anos de trabalho. A conclusão do projecto, bem como o futuro acompanhamento das triagens efectuadas no âmbito do programa de Rastreio do Cancro Gástrico, é uma das principais prioridades a concretizar até 2011 pela nova direcção do Rotary Club de Viana do Castelo, agora liderada por Eduardo Teixeira.

 

 
 
“Estas oito mil pessoas rastreadas serão alvo de um estudo de acompanhamento que fará com que a população de Viana fique mais protegida, tendo em conta a quantidade de amostra efectuada, ou seja 40% da população alvo do concelho”, explicou Eduardo Teixeira. O novo líder do Rotary admite que em algumas freguesias os indicadores “são algo preocupantes”, mas ainda estão em análise. Entre os objectivos da actual direcção para o mandato 2010-2011 contam-se ainda a implementação do projecto, em curso, “3H”, na cidade guineense de Cacheu, e que envolverá a construção, avaliada em 375 mil euros, de uma Escola e Maternidade, congregando o apoio de várias instituições, nomeadamente o Rotary de Viana.A dinamização do Banco de Ajudas Técnicas, para eventuais disponibilizações de materl como camas articuladas ou andarilhos, o apoio a instituições de Solidariedade Social, o aumento do número de voluntários, a constituição do sexto clube no distrito, em Arcos de Valdevez, e o aumento das bolsas de estudo habitualmente atribuídas a estudantes carenciados são outros dos objectivos do Rotary de Viana a implementar até ao próximo ano. O Rotary Club de Viana do Castelo foi fundado em 1955 e é uma das mais antigas instituições do concelho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts