FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Ago 2010

Cultura Celta em destaque em Ponte da Barca

Os Keympa, de Espanha, e a Brigada Victor Jara, de Portugal, são os cabeças de cartaz da 3ª edição do Festival Folk Celta de Ponte […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os Keympa, de Espanha, e a Brigada Victor Jara, de Portugal, são os cabeças de cartaz da 3ª edição do Festival Folk Celta de Ponte da Barca, que vai decorrer a 14 e 15 de Agosto. Para o autarca local trata-se de uma aposta forte na cultura celta e que ainda este ano vai conhecer outro momento alto, com Ponte da Barca a acolher o quarto Congresso Transfronteiriço daquela temática.

Quanto ao festival folk terá como palco o Choupal, junto à praia fluvial daquela vila e contará ainda com as prestações dos portugueses Lufa Lufa e dos espanhóis Luar na Lubre. A organização é da Câmara de Ponte da Barca, cujo presidente, Vassalo Abreu, justifica a realização deste festival com “o incontestável desenvolvimento da música folk celta na última década” e com “a recheada herança celta de que o Norte de Portugal e a Galiza são muito férteis, nomeadamente, na música”. A aposta no ecletismo de propostas culturais como forma de responder aos mais diferentes públicos é outro dos argumentos aduzidos pelo autarca para sublinhar a importância do evento. O festival abre com os Keympa, considerados “um dos nomes seguros” da música folk em Espanha, seguindo-se, no mesmo dia, o concerto da Brigada Victor Jara, um dos conjuntos de referência da música popular portuguesa. Os Lufa Lufa, projeto originário do Porto, subirão ao palco no dia 15 para mostrar Foledad, um reportório de temas originais que percorre distintas linguagens musicais com uma forte componente visual e cénica. O encerramento do festival caberá aos Luar na Lubre, detentores de uma carreira com mais de 20 anos e que têm como base de trabalho a preservação da identidade da cultura galega, dedicando uma grande atenção ao cancioneiro tradicional daquela região espanhola. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts