FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Ago 2010

Diocese mais jovem do País ‘ganha’ hoje novo Bispo

O novo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, toma posse este sábado e no dia seguinte já preside à primeira cerimónia eucarística na […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O novo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, toma posse este sábado e no dia seguinte já preside à primeira cerimónia eucarística na Sé Catedral. O anúncio do sucessor de D. José Augusto Pedreira, que já atingiu os 75 anos, foi feito em Junho pelo Vaticano. O novo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, já elegeu como tarefa prioritária conhecer a realidade humana e religiosa da Diocese e da região.

 
O anterior Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou à Geice FM que a primeira expectativa “é conhecer a diocese”, a mais nova do País, constituída apenas em 1978, admitindo conhecer mal a região. “É um desafio e eu amo os desafios. Mas reconheço que conhecia superficialmente as dioceses do Norte e tive que começar a aprender”, apontou. Com 64 anos, D. Anacleto Gonçalves Oliveira, foi nomeado por Bento XVI para a Diocese de Viana do Castelo, substituindo no cargo D. José Pedreira, um dos cinco que o Vaticano deverá substituir em 2010 por terem atingido os 75 anos, o limite de idade estipulado pelo direito canónico. O bispo eleito de Viana afirmou estar “confiante” com as novas tarefas pastorais. “Em bom português, abraço toda a diocese através de um xi-coração muito grande”, brincou o bispo. De saída está D. José Augusto Pedreira, nas funções desde 1997, e que também já saudou o sucessor. “Estou convencido que é uma boa escolha. Aliás a Santa Sé sabe escolher muito bem”, afirmou, assinalando que o novo bispo de Viana é “especialista” em duas áreas que “fazem falta” à diocese. “Na Sagrada Escritura e tem uma vasta experiência do anúncio da Palavra, na Catequese. Será muito importante para dinamizar esses sectores”, afirmou. Com 64 anos, D. Anacleto Gonçalves Oliveira, foi nomeado por Bento XVI para a Diocese de Viana do Castelo e ocupava antes as funções de Bispo Auxiliar de Lisboa. Também D. António Montes, Bispo de Bragança-Miranda, D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, e D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, atingem os 75 anos e deverão ser substituídos em 2010. A estes três, há ainda o caso de D. João Miranda, Bispo Auxiliar do Porto, que também completa 75 anos e pediu entretanto a substituição.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts