FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Ago 2010

Incêndios: Viana é alvo dos principais incêndios do Noroeste português – investigação UMinho

Uma investigação da Universidade do Minho concluiu que Viana do Castelo é alvo dos principais incêndios do Noroeste português, contando sete dos dez maiores fogos […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Uma investigação da Universidade do Minho concluiu que Viana do Castelo é alvo dos principais incêndios do Noroeste português, contando sete dos dez maiores fogos dos últimos 30 anos registados naquele distrito. “O distrito de Viana do Castelo apresenta um historial de grandes fogos, tendo registado já em 1962 um dos maiores daquela década. Quando comparado com os restantes distritos do noroeste, verificou-se que possuía o menor número de ocorrências, mas os valores mais elevados de área ardida”, conclui a investigadora Flora Leite.
 

 Na sua tese de mestrado, Flora Leite (do Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (NIGP) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho) destaca ainda que “cada incêndio no Alto Minho queima em geral mais área, frequentemente acima dos 100 hectares”. “Os grandes incêndios florestais – com área superior a 100 hectares – apenas representam 0,24 por cento do total das ocorrências dos últimos anos entre o Minho e Douro Litoral, mas são responsáveis por metade da área ardida”, refere o estudo. A investigadora do Departamento de Geografia salienta que o estudo destes incêndios, e das condições que os abrangeram, poderá “contribuir para uma melhor proteção da floresta” e permitir “uma eventual reorganização da estrutura de defesa da floresta contra incêndios e um eventual reordenamento florestal”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts