FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

09 Ago 2010

“Tragédia ambiental”: Serra Amarela (PNPG) está a arder

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Serra Amarela, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês está a arder e já destruiu uma importante área de conservação de azinheiras, junto […]

A Serra Amarela, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês está a arder e já destruiu uma importante área de conservação de azinheiras, junto ao Lindoso, estando já a ameaçar outra zona importante como é o caso da Mata do Cabril, também em Ponte da Barca. Contactado pela Geice, o vereador da Protecção Civil, José Pontes, explicou que a depois de alguma acalmia durante a noite, o fogo regressou em força esta manhã e já se fala em “tragédia ambiental” no parque.

 
“Está muito mal. Os ventos estão a prejudicar imenso e a levar o fogo para a zona inestimável dos azinheiros. Um património de elevado valor que está a ser destruído e as chamas avançam galopantemente para a Mata do Cabril”, explicou o vereador. Os incêndios na área do Parque Nacional Peneda Gerês já queimaram “matas e habitats importantes”, reconheceu a direcção daquela área protegida. No Lindoso a situação está “descontrolada”, apesar da centena de bombeiros envolvidos no combate ás chamas. Para agravar, os difíceis acessos não permitem a utilização de meios no terreno. A Mata do Cabril é uma floresta que se mantém original, quase sem vestígios de intervenção ou presença humana, sendo uma zona de reserva com acesso condicionado.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal