FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Set 2010

Enercon instala milésima torre eólica em Portugal

A Enercon vai instalar esta quarta-feira a sua milésima torre eólica em Portugal, no Parque da Romã, em Torres Vedras, anunciou o responsável daquela multinacional […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Enercon vai instalar esta quarta-feira a sua milésima torre eólica em Portugal, no Parque da Romã, em Torres Vedras, anunciou o responsável daquela multinacional alemã em Portugal. Segundo Francisco Laranjeira, muitas daquelas torres já foram integralmente construídas nas fábricas do cluster eólico que a Enercon instalou em Viana do Castelo. Com um total de 1200 trabalhadores, o cluster integra fábricas de pás de rotor e de geradores, uma unidade de mecatrónica, uma produtora de torres de betão e um centro administrativo e de formação.

 
«O cluster está a trabalhar em pleno, com produção máxima, não só para os parques nacionais, mas também para exportação”. Já começou a exportar para Irlanda, França, Itália e Alemanha, acrescentou Francisco Laranjeira. Nas fábricas de Viana do Castelo, produz-se uma média semanal de 15 pás de rotor, cinco torres de betão e três geradores. A Enercon anunciou a intenção de construir uma segunda fábrica de pás de rotor em Viana do Castelo, tendo já mesmo a primeira pedra sido lançada há dois anos pelo primeiro-ministro, mas a obra ainda não arrancou e ainda não há qualquer data prevista. Na altura do lançamento da primeira pedra, foi anunciado que a fábrica, um investimento de 55 milhões de euros, entraria em funcionamento em finais de 2009, criando 500 postos de trabalho. A Enercon até anunciou o lançamento de «uma grande operação de recrutamento» de trabalhadores para essa fábrica.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts