FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Set 2010

Morreu D. Armindo Lopes Coelho

O bispo emérito do Porto Armindo Lopes Coelho faleceu esta quarta-feira em Ermesinde, aos 79 anos, depois de uma vida dedicada à Igreja. D. Armindo Coelho nasceu […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O bispo emérito do Porto Armindo Lopes Coelho faleceu esta quarta-feira em Ermesinde, aos 79 anos, depois de uma vida dedicada à Igreja. D. Armindo Coelho nasceu a 16 de fevereiro de 1931 na freguesia de Santa Comba de Regilde, concelho de Felgueiras, distrito e diocese do Porto. Entrou no seminário em 1942 e concluiu o curso de Teologia no Seminário Maior do Porto em 1954. Ordenado sacerdote em 01 de Agosto desse ano, foi enviado para Roma onde frequentou a Universidade Gregoriana até 1959, tendo-se licenciado em Filosofia  e em Teologia.

 
Em 1959 foi nomeado Prefeito e Professor do Seminário do Porto, onde lecionou até 1974. Passou depois a dar aulas no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, até 1979, altura em que foi nomeado bispo titular de Elvas e auxiliar do Porto. Foi ainda professor do Liceu Normal de D. Manuel II, do Instituto de Serviço Social do Porto e do Centro de Cultura Católica. Em 1975 foi nomeado vigário episcopal para o Clero e Renovação do Ministério Eclesiástico, e em 1976 pró vigário geral da Diocese do Porto. Desde 1971 até ser chamado ao Episcopado foi cónego da Sé do Porto. Em 27 de Setembro de 1982 foi nomeado bispo da Diocese de Viana do Castelo, tendo tomado posse em 1982. Em 1991 foi encarregado de fazer a visita apostólica aos Seminários da Província Bracarense, por parte da Congregação para os Seminários e Universidades. Em 1997 desempenhou a mesma missão nos Seminários de Moçambique, por incumbência da Congregação para a Evangelização dos Povos. Em 13 de junho de 1997 foi nomeado bispo do Porto, tendo tomado posse da Diocese em 29 de Julho. D. Armindo Lopes Coelho encontrava-se muito doente, desde 2006, quando sofreu um acidente vascular cerebral.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts