FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Set 2010

Portagens cobradas nas SCUT a partir de 15 de Outubro

O Governo aprovou uma resolução que fixa a cobrança de portagens nas auto-estradas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata a partir de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Governo aprovou uma resolução que fixa a cobrança de portagens nas auto-estradas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata a partir de 15 de Outubro. A resolução adopta o princípio da universalidade na cobrança de portagens em auto-estradas, determinando-se que nas restantes SCUT iniciar-se-á a cobrança de portagens até 15 de Abril de 2011. Simultaneamente, a resolução cria um regime de discriminação positiva na cobrança de portagens, que prevê isenções mensais nas 10 primeiras passagens e um desconto de 15% nas seguintes, válidas para a população e empresas que em qualquer parte do território onde estão instaladas se localizem a 10 quilómetros da via a portajar. O presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, admite ter tido uma derrota, por não conseguir evitar que fossem introduzidas portagens na A28, mas sublinha que a vitória foi conseguir atenuar o efeito da introdução de portagens em todos aqueles que diariamente são obrigados a recorrer a esta via.

 
Jorge Passos, do Movimento Naturalmente Não às Portagens na A28 já disse que esta medida é um retrocesso e garante que a contestação deste movimento cívico vai manter-se. O movimento cívico diz que as isenções e descontos avançados pelo Governo não são suficientes e que a medida, para além de contribuir para a estagnação do distrito de Viana do Castelo, é também um meio para aumentar a sinistralidade na velhinha Estrada Nacional 13, que passa a funcionar como a via alternativa de ligação ao Porto.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts