FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Nov 2010

Alto Minho: Controlo documental das fronteiras volta a ser aplicado este mês

Pela segunda vez desde a criação do espaço Schengen, todas as fronteiras do Alto Minho vão ser de novo controladas durante alguns dias. De acordo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Pela segunda vez desde a criação do espaço Schengen, todas as fronteiras do Alto Minho vão ser de novo controladas durante alguns dias. De acordo com uma Resolução do Conselho de Ministros, já publicada, entre os dias 16 e 20 deste mês vai ser “reposto o controlo documental em todas as fronteiras portuguesas”, isto devido à realização, em Portugal, da Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Recorde-se que este tipo de iniciativa foi tomada pela primeira vez durante a realização do Europeu de Futebol de 2004. Vila Nova de Cerveira foi um dos concelhos abrangidos pela reposição do controlo documental mas, de acordo com o autarca local, José Manuel Carpinteira, a população até encarou positivamente esta medida de reforço da segurança.

 
Ainda de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros, “considerando a dimensão, visibilidade mediática e complexidade do evento, com representações ao mais alto nível dos 28 Estados membros, dos restantes países parceiros e das organizações participantes, é manifesta a necessidade de garantir a segurança interna”. Daí a reposição temporária do controlo documental nas fronteiras, de 16 a 20 deste mês. Refira-se que, só no Alto Minho, são inúmeras as travessias existentes para Espanha. Para além da clássica passagem de Valença, complementada agora com a nova ponte internacional, existem ainda travessias em Caminha, Cerveira, Monção e Melgaço.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts