FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Nov 2010

Câmara de Viana alarga Inquérito Municipal de Saúde a mais três freguesias

Já estão no terreno as equipas que estão a promover o Inquérito Municipal de Saúde nas freguesias de Areosa, Santa Maria Maior e Meadela. Recorde-se […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Já estão no terreno as equipas que estão a promover o Inquérito Municipal de Saúde nas freguesias de Areosa, Santa Maria Maior e Meadela. Recorde-se que em 2009 um trabalho semelhante foi desenvolvido na freguesia de Monserrate. A Câmara de Viana espera, nos próximos anos, estudar a saúde das 40 freguesias do concelho. O inquérito está a ser feito pelos alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, parceira da Câmara Municipal neste projecto. O inquérito utilizado é o Inquérito Nacional de Saúde, com uma selecção específica para a cidade. O estudo aborda diversos temas, como a qualidade de vida, os cuidados preventivos, a actividade física, a saúde mental, os diferentes tipos de consumos (alimentos, bebidas e tabaco), a incapacidade de longa duração e a doença crónica.

 
Ana Margarida Silva, vereadora da Câmara, explica que o inquérito quer estudar a saúde dos vianenses e avaliar o impacto na saúde das acções de promoção da Autarquia. O Gabinete Cidade Saudável pretende conhecer as condições de saúde da população a fim de se adequarem as estratégias de intervenção em saúde às suas necessidades. Pretende ainda recolher informação para a construção dos indicadores para o Observatório de Saúde, que foi criado com o objectivo de avaliar o impacto na saúde das acções que têm sido desenvolvidas no âmbito do Projecto Cidades Saudáveis.  

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts