FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

09 Nov 2010

ENVC: Primeiro NPO deverá ser entregue à Marinha ainda este ano

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O ministro da Defesa anunciou que o primeiro Navio de Patrulha Oceânica para a Armada Portuguesa deve ser entregue até ao fim deste ano, adiantando […]

O ministro da Defesa anunciou que o primeiro Navio de Patrulha Oceânica para a Armada Portuguesa deve ser entregue até ao fim deste ano, adiantando que países como a Nigéria já mostraram interesse por este equipamento. Durante a apresentação da proposta de Orçamento do Estado para a Defesa Nacional na especialidade, foi o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, a adiantar que “a expectativa” é que o NPO “Viana do Castelo” seja entregue até ao fim de 2010.

 
Já Augusto Santos Silva referiu que o primeiro NPO – de oito navios encomendados pela Marinha – em construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) está “a ser finalizado” e que “há outros países nessa linha de NPO’s de construção portuguesa”. Neste contexto, o governante considerou que este processo de construção é “absolutamente decisivo” para que Portugal venha a ser um “player” na construção naval. No final da audição, o ministro da Defesa disse que os ENVC trabalham com o final do ano como “horizonte” para entregar o “Viana do Castelo”. A questão dos NPO surgiu durante o debate parlamentar, após o deputado do PCP António Filipe ter criticado a relação entre os quadros do PIDDAC do Orçamento de 2010 e 2011, apontando-lhes uma “incongruência total”. “Os quadros do ano passado, que se referiam ao [montante] executado até 2009, se os compararmos com os de 2010, verificamos que há um [valor] executado muito menor este ano”, afirmou. O deputado comunista referiu que os NPO divergiam em 5 milhões de euros relativamente a 2009 e que nos Navios de Combate à Poluição há “menos 16 milhões do que até 2009”, tal como nas Lanchas de Fiscalização Costeira, com “menos 4 milhões de euros”. Na resposta a esta questão específica, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, afirmou que os mapas referidos por Filipe só poderiam ter sido “feitos com base em estimativas de execução que não se verificaram”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts