Viana do Castelo recebe no próximo dia 16 de Novembro, a unidade móvel de saúde e aconselhamento da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, onde profissionais de saúde vão fazer um rastreio de doenças respiratórias, entre as quais se destaca a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Esta iniciativa quer estimular o diagnóstico precoce como forma de combater uma das doenças com maior prevalência em Portugal.
Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia realça a importância deste teste para a detecção precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. É a 5ª causa de morte a nível mundial.
Atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. É uma doença que provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração. A unidade móvel da campanha vai estar em Viana do Castelo no próximo dia 16, no Campo da Agonia, das 9 às 18 horas.