FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Nov 2010

Viana: Museu do Ouro de novo assaltado

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Um grupo de três romenos provocou um prejuízo de mais de 11 mil euros ao proprietário da já célebre Ourivesaria Freitas, em Viana do Castelo, […]

Um grupo de três romenos provocou um prejuízo de mais de 11 mil euros ao proprietário da já célebre Ourivesaria Freitas, em Viana do Castelo, com mais um “golpe” semelhantes a outros já verificados em vários estabelecimentos do género. Apanhando a mínima distracção dos funcionários guardam as peças e, prometendo voltar de seguida, saem porta fora. Manuel Freitas estava a par deste tipo de furto e, mesmo assim, não o conseguiu travar. “Parecem mágicos. Os meus funcionários aperceberam-se de que eram suspeitos e ficaram três de volta deles. Mesmo assim conseguiram sair sem que eles percebessem”, explicou à Geice o proprietário da Ourivesaria Freitas a mesma que, em conjunto com o Museu do Ouro, foi violentamente assaltada há três anos, na altura num prejuízo de 750 mil euros.

Desta vez tudo se passou na movimentada manhã desta sexta-feira, em que duas mulheres e um homem, alegadamente de nacionalidade romena, entraram no estabelecimento com o pretexto de verem as típicas peças em ouro e prata, baseadas na filigrana vianense. Algum tempo depois, sem que os funcionários “tirassem os olhos deles”, os três romenos pedem para embrulhar as peças, separadamente entre ouro e prata. Na altura de pagar, arranjando um pretexto, pedem aos funcionários para guardar o material, já embrulhado, e prometem voltar de seguida, deixando mesmo uma bolsa. “Quando vamos abrir os embrulhos, vimos que tinham deixado só as pratas. O ouro foi todo, tudo peças caras, como dois colares, um par de brincos à rainha e umas pulseiras”, acrescentou ainda o ourives, já depois de ter apresentado queixa na PSP. “Ainda vieram cá uns agentes à paisana, para ver se eles voltavam a aparecer por perto, mas nada. Eles têm cursos disto”, afirma ainda Manuel Freitas, acreditando que a troca do material se deu numa altura em que a mulher, captada claramente nas imagens de vídeo-vigilância, se abaixa junto ao balcão. “Os homens nunca chegam a tirar as mãos do balcão. São verdadeiros profissionais”. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts