FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Fev 2011

1924-2011: Morreu Oliveira e Silva, o histórico do Partido Socialista de Viana do Castelo

Alberto Marques de Oliveira e Silva, o histórico do PS de Viana do Castelo, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 86 anos, no Porto, vítima […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Alberto Marques de Oliveira e Silva, o histórico do PS de Viana do Castelo, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 86 anos, no Porto, vítima de doença prolongada. Oliveira e Silva nasceu na freguesia de Monserrate, a 9 de Outubro de 1924, e foi advogado, consultor jurídico e político.  Licenciou-se em Direito com o Curso de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, destacou-se desde os tempos de estudante como opositor ao Estado Novo, tendo inclusivamente sido preso pela  PIDE. Foi membro do Movimento de Unidade Democrática-Juvenil, em Coimbra, criado em 45. Foi também membro fundador do Partido Socialista e foi Membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional. José Manuel Carpinteira, o actual presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, sublinha a “grande perda” que a morte de Oliveira e Silva representa, não só para o PS, mas também para todo o distrito de Viana do Castelo.
 
 

Refira-se que Oliveira e Silva foi também deputado eleito por Viana do Castelo, primeiro na Assembleia Constituinte e depois na Assembleia da República nas I, II, IV, V e VI legislaturas. Ocupou o cargo de Ministro da Administração Interna no II Governo Constitucional de Portugal. Exerceu por três vezes as funções de Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo. Foi também Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts