FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Fev 2011

Artesanato: Bordados de Viana com certificação vendidos já nas próximas semanas

Nas próximas semanas já vai ser possível comprar Bordados de Viana com certificado de autenticidade. Esta terça-feira, foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Nas próximas semanas já vai ser possível comprar Bordados de Viana com certificado de autenticidade. Esta terça-feira, foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Viana e a Adere-Minho, Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, para a certificação do produto.

 
Com este protocolo, vai ser criada uma Comissão de Acompanhamento para a qualidade e certificação dos bordados vianenses. O Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, veio a Viana presidir à cerimónia de assinatura do protocolo. Valter Lemos diz que os Bordados de Viana são o quinto produto a ser certificado no âmbito do artesanato português e deixa elogios à tradição vianense. Abílio Vilaça, presidente da Adere-Minho, diz que existem cerca de 100 artesãos no distrito de Viana. Abílio Vilaça destaca a importância do artesanato na economia e diz que a certificação vem proteger os artesãos. José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana, diz que a certificação é muito importante porque vem proteger um trabalho único. Quer que os bordados sejam um factor de “diferenciação positiva”. O artesão interessado em certificar o seu produto submete-o à apreciação da comissão de acompanhamento que se encarrega de examinar se o caderno de especificações foi respeitado. O caderno define as características do bordado vianense que lhe conferem uma identidade específica, como cores, linhas, materiais, gramática, ponto e desenhos. No processo de certificação, a Câmara de Viana e a Adere-Minho vão contar com a ajuda do Programa para Promoção das Artes de Micro Empresas Artesanais, da AEVC, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Entidade de Turismo Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal e Conselho Estratégico Nacional para o Artesanato. A partir da próxima semana, já vai ser possível comprar bordados de Viana certificados.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts