FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 24 Fev 2011

Gil Eannes: Rotary Clube de Viana entrega património recuperado do antigo navio-hospital

Numa altura em que se comemoram os 13 anos do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, o Rotary Clube vianense reservou […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Numa altura em que se comemoram os 13 anos do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, o Rotary Clube vianense reservou uma surpresa. Para o final de Março agendou uma palestra no decorrer da qual vai ser entregue algum do património recuperado do navio, entre o qual se encontram cartas de marear e livros de auxilio à navegação.

 
De acordo com Eduardo Teixeira, o presidente do Rotary Clube de Viana do Castelo, este material, que estava disperso, foi sendo recolhido e recuperado pelo Rotary vianense, estando agora pronto para regressar à “casa mãe”. Recorde-se que o Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desactivada a frota bacalhoeira, ficou apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afectivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo. O seu espaço museológico vai uma vez mais ser enriquecido, com a entrega destes documentos que fazem parte da história desta embarcação.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts