FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Fev 2011

P. Coura: Avança projecto para acolher arquivo literário de Mário Cláudio

Até ao final do próximo ano deverá estar concluída a transferência do arquivo do escritor Mário Cláudio para a Câmara de Paredes de Coura, para […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Até ao final do próximo ano deverá estar concluída a transferência do arquivo do escritor Mário Cláudio para a Câmara de Paredes de Coura, para ficar em exposição na devoluta escola primária de Venade, freguesia de Ferreira, que será alvo de obras de adaptação. Para já decorrem os trabalhos de digitalização dos originais. O projecto de 700 mil euros segue agora para candidatura ao QREN, disse á Geice o presidente da Câmara, António Pereira Júnior.

António Pereira Júnior considera uma “mais-valia” para o concelho esta doação. Em carta enviada à autarquia, Mário Cláudio indica que o seu arquivo faz parte de “um vasto epistolário”, compreendendo cartas autografadas de inúmeras personalidades relevantes no âmbito da cultura portuguesa e de várias culturas estrangeiras. Engloba, ainda, os manuscritos de diversas obras de Mário Cláudio e um conjunto de originais de muitas figuras de “inegável” importância para a história da cultura em Portugal. Integra a cópia dactilografada de um “extensíssimo” conjunto de escritos e “todos os documentos que se tomarem relevantes” para o estudo da sua obra em particular e da história literária portuguesa em geral. Como “contrapartida”, o escritor exige apenas que a câmara se comprometa a receber, acolher, tratar e dinamizar o espólio doado e que este espaço tenha condições para os estudiosos e pessoas que queiram conhecer a sua obra. O escritor tem residência na freguesia de Ferreira, lugar de Venade, e foi ele mesmo quem sugeriu à câmara que a escola local, desactivada há alguns anos, funcionasse como “sede” do seu arquivo. O autor está traduzido em inglês, francês, castelhano, italiano, húngaro, checo e servo-croata. Foi condecorado com a Ordem de Santiago de Espada e em 2004 recebeu o Prémio Pessoa.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts