FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

31 Mar 2011

Antigas SCUT portuguesas terão títulos pré-pagos para três dias já em Abril

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A utilização das antigas SCUT deverá poder passar a ser paga através de título pré-pagos válidos para três dias anunciou o Governo da Galiza, que […]

A utilização das antigas SCUT deverá poder passar a ser paga através de título pré-pagos válidos para três dias anunciou o Governo da Galiza, que diz ter recebido a garantia por parte do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos. Á Geice Jorge Passos, do Movimento naturalmente não contra as portagens na A28, afirma que, “a medida se deve ao provimento dado pela Comissão da União Europeia, à queixa apresentada pelos empresários de Pontevedra. Os títulos pré-pagos para circulação nas antigas SCUT só serão válidos para “viaturas ligeiras e de matrícula estrangeira”, disse fonte do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (MOPTC).
 

Jorge Passos lamenta que o Governo “só funcione com pressão, mas acrescenta que, “mais vale tarde do que nunca”. Desta forma, segundo a mesma informação não estará acessível aos condutores nacionais, destinando-se a superar as dificuldades sentidas pelos espanhóis no acesso à rede nacional.Fonte do Gabinete do Conselheiro do Meio Ambiente, Território e Infra-estruturas do Governo da Galiza disse que “Já em Abril o Governo Português colocará em marcha uma solução adicional para o pagamento das portagens e que consistirá na compra de um título pré-pago por um montante fixo e válido para um período de três dias”.  Segundo o Governo galego, esta informação foi prestada pelo Gabinete de Paulo Campos, após os vários pedidos de informação apresentados pelo Governo Galego, tendo em conta as dificuldades dos utilizadores daquela região em percorrer as três antigas SCUT do Norte que passaram a ser portajadas em Outubro.“Esta solução estará disponível na internet, nas estações de Correios de Portugal e em toda a rede Payshop a partir do 4 de Abril”, acrescenta a fonte. O gabinete do conselheiro Agustín Hernández – semelhante a um ministro das Obras Públicas mas no Governo Regional -, garante que esta foi a resposta da Secretaria de Estado das Obras Públicas à “constatação do incumprimento de algumas das medidas para facilitar o pagamento” aos condutores espanhóis e que tinham sido acordadas em Novembro. Esta solução, cujo modelo de implementação ainda não foi divulgado em Portugal, surge numa altura em que do lado galego as criticas ao modelo de cobrança nas antigas SCUT, sobretudo na A28 entre Viana do Castelo e Porto, subia de tom. O Governo da Galiza chegou mesmo a apelar ao Ministério das Obras Públicas para que “suspenda” o alargamento da cobrança de portagens nas restantes SCUT enquanto não for cumprido o acordo para facilitar o pagamento aos condutores espanhóis. Para evitar os problemas verificados em Outubro de 2010, aquando do início da cobrança de portagens na A28, principal via de acesso dos galegos ao Porto.
 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts