FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Mar 2011

Monção. Funcionário da Junta é vigilante 24h para fogos florestais

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na freguesia de Trute, no concelho de Monção, um funcionário da Junta passará a vigiar permanentemente, durante as 24 horas do dia, focos de incêndio […]

Na freguesia de Trute, no concelho de Monção, um funcionário da Junta passará a vigiar permanentemente, durante as 24 horas do dia, focos de incêndio que surjan. Ao avistar um incêndio, o vigilante acciona o Kit florestal e comunica aos bombeiros. Esta é uma iniciativa no âmbito do programa “Lugar Seguro”, dinamizado pela Comissão Distrital de Defesa da Floresta contra incêndios e parceria com as autarquias. Á Geice, o presidente da Junta de freguesia, Agostinho Fernandes, explicou como funcionará o sistema.

O programa compreende a criação da figura do vigilante do fogo e de equipas de auto-defesa. Além de zelar pelas orientações do programa, o vigilante florestal terá como funções a fiscalização da queima de resíduos, a realização das faixas de protecção e a dinamização da auto-defesa da comunidade. Depois do concelho de Viana do Castelo, foi a vez de Monção e Valença promoverem o programa “Lugar Seguro”. Em Monção será implementado nas freguesias de Anhões, Lara, Lordelo e Trute, por serem as mais afectadas. Um dos objectivos é “sensibilizar a população rural para a importância de uma responsabilização comum na preservação e valorização do património florestal e edificado”, disse o presidente da Câmara de Monção, José Emílio Moreira. As equipas de auto-defesa a implementar nas freguesias são munidas de um kit florestal,  vão actuar na prevenção e vigilância da floresta, podendo fazer uma primeira intervenção. O seu trabalho passa também por auxiliar os bombeiros no abastecimento de água e no rescaldo dos incêndios.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts