FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

10 Mar 2011

Viana: Portagens são irreversíveis mas autarcas conseguem prolongar 10 viagens gratuitas para residentes

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Autarcas do distrito de Viana do Castelo reuniram esta quinta-feira com o Secretário de Estado das Obras Públicas e com o Secretário de estado dos […]

Autarcas do distrito de Viana do Castelo reuniram esta quinta-feira com o Secretário de Estado das Obras Públicas e com o Secretário de estado dos transportes para debaterem a questão das portagens. Na reunião, estiveram presentes os autarcas dos municípios directamente afectados pela introdução de portagens na A27 e na A28, nomeadamente o presidente da Câmara de Viana do Castelo, bem como os autarcas de Ponte de Lima e Caminha. No encontro, esteve também presente Rui Solheiro, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

 
Rui Solheiro admitiu que a introdução de mais portagens, a partir de 15 de Abril, é “irreversível” e, por isso, a reunião serviu para reclamar medidas que compensem a região pelos efeitos negativos causados pelas portagens. Rui Solheiro diz que algumas propostas foram aceites, outras não e outras ainda ficaram para estudo. Uma das propostas aceites foi o prolongamento das dez viagens gratuitas para residentes no Alto Minho até a região ultrapassar os valores médios de desenvolvimento do país. Foram ainda propostas isenções e apoios para os pesados, para evitar que a Estrada Nacional 13 fique “sobrecarregada”. Rui Solheiro diz que houve “abertura” à proposta e esta ficou para estudo. Ficou ainda definida a constituição de uma comissão no sentido de delegar competências na CIM no que diz respeito aos transportes rodoviários na região. Rui Solheiro diz que o objectivo da CIM é “reorganizar a rede de transportes do Alto Minho”. Foi ainda referida a necessidade de melhorar as condições da ligação ferroviária entre Viana e Porto , para que o comboio possa ser um transporte alternativo. A CIM quer a electrificação da linha do Minho e propôs que intervenção seja incluída no concurso público para a requalificação de rede ferroviária da área sub-urbana do Porto. Os autarcas dos municípios directamente afectados pelas portagens na A27 e na A28 e o presidente da CIM reuniram esta quinta-feira com o Secretário de Estado das Obras Públicas e com o Secretário de Estado dos Transportes para reclamar medidas que minimizem os efeitos negativos causados pelas portagens na região.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts