FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

29 Mar 2011

Valença: Aterro no mesmo local por mais onze anos poupa 2,6 milhões de euros a seis Câmaras

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A manutenção em Valença, até 2021, do Aterro Sanitário do Vale do Minho vai permitir a seis municípios uma poupança de seis euros por cada […]

A manutenção em Valença, até 2021, do Aterro Sanitário do Vale do Minho vai permitir a seis municípios uma poupança de seis euros por cada tonelada de lixo, disse a presidente do conselho de administração da ValorMinho, que gere a estrutura.

 
Isto porque face à decisão dos accionistas, Empresa Geral do Fomento (EGF) e autarquias, de suspender o princípio de rotatividade do aterro pelos restantes municípios, será possível “rentabilizar” o actual equipamento, afirmou Almerinda Antas. “Só em terrenos é um valor muito grande que se poupa, quando ali [em Valença] temos o suficiente para construir uma segunda célula para depósito”, explicou, para justificar o grau de poupança prevista ao evitar a construção de um novo aterro. Os seis concelhos do Vale do Minho, além de Valença, onde o aterro está instalado desde 1998, ainda Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Monção e Melgaço, produzem anualmente 40 mil toneladas de resíduos. Ou seja, em cada ano, a poupança total ao manter o aterro será de 240 mil euros e nos onze anos da concessão esse valor ascenderá a 2,6 milhões de euros. Entretanto, a actual célula (vala de depósito dos resíduos) terá ainda capacidade para receber 50 mil toneladas de lixo, o suficiente para quase dois anos de operação, estando já em curso os trabalhos com vista à construção da segunda célula. “Estamos a preparar os processos e licenciamentos para podermos lançar o concurso público internacional. Mas a estimativa é que a construção arranque no início de 2012”, acrescentou ainda. O aterro vai manter-se, até 2021, na freguesia de S. Pedro da Torre, que beneficiará de um apoio de 550 mil euros, a transferir para obras ao longo dos dez anos da nova concessão.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts