FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

23 Abr 2011

Natureza: Pássaro em vias de extinção está a ser protegido nas praias de Caminha

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  A Câmara Municipal de Caminha está a desenvolver um projecto para proteger o borrelho. O borrelho é um pássaro em vias de extinção que […]

 
A Câmara Municipal de Caminha está a desenvolver um projecto para proteger o borrelho. O borrelho é um pássaro em vias de extinção que faz ninhos nas praias do concelho desde a foz do rio Minho, em Caminha, até Afife.  O borrelho (Charadrius alexandrinus) é uma ave que põe os seus ovos em pequenas covas feitas na areia, a partir do mês de Abril.
 

 
Isto quer dizer que os ovos podem ser pisados pelos utilizadores das praias ou destruídos pelos tractores que limpam as praias ou por animais. O projecto caminhense prevê, até Julho, proteger os ninhos e realizar acções de sensibilização junto dos utilizadores das praias, com especial atenção para a comunidade escolar local. A Câmara Municipal disponibiliza o apoio técnico e logístico para a realização das acções. Na primeira acção, foram encontrados 4 ninhos na praia de Moledo. Os ninhos vão ser agora sinalizados e protegidos com um gradeamento para proteger de eventuais danos até a eclosão dos ovos. Flamiano Martins, vice-presidente da Câmara de Caminha, diz que o projecto decorre até Julho porque, nessa altura, os jovens borrelhos já estarão a voar. Para além do Município de Caminha, participam no projecto a Capitania do Porto de Caminha, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Juntas de Freguesia do concelho, a Anabam – Asociación Naturalista “Baixo Miño”, a Associação de Defesa do Património, o Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora, o Núcleo Amador de Investigação Arqueológica de Afife, o Agrupamento de Escolas Coura e Minho e a SUMA. Este projecto do município de Caminha decorre até Julho e funciona em estreita colaboração com a Galiza, onde as mesmas acções estão a decorrer, para que o borrelho seja protegido dos dois lados do rio Minho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts