FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Abr 2011

Viana do Castelo: Níveis de radiação ultravioleta com valores muito elevados

Durante esta semana os níveis de radiação ultravioleta em Viana do Castelo têm andado entre o Alto e o Muito Alto. São valores revelados pelo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Durante esta semana os níveis de radiação ultravioleta em Viana do Castelo têm andado entre o Alto e o Muito Alto. São valores revelados pelo Instituto de Meteorologia e que, para os especialistas, devem também constituir um aviso especial para a população. Isto porque dez mil novos cancros da pele surgem por ano em Portugal, provocados por exposições solares excessivas, como alerta a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

 
De acordo com o dermatologista e secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, Osvaldo Correia, os cancros da pele têm vindo a aumentar quer em Portugal quer em vários países da Europa e estão associados “a uma maior exposição solar, sobretudo aquela que é episódica, súbita mas intensa e que ocorre fora da altura balnear habitual”, sobretudo em idades de criança, adolescente ou adulto jovem. No caso do cancro da pele mais grave, com uma taxa de mortalidade entre os 10 e os 15 por cento ao fim de cinco anos, “se o melanoma não for tratado precocemente são poucas as possibilidades terapêuticas para salvar uma pessoa”, explicou o dermatologista. Numa altura em que a pele ainda não está preparada para exposições intensas, o médico aconselha as pessoas a fazerem exposições lentas, progressivas ao início ou ao fim do dia. Refira-se que, durante esta semana, Viana do Castelo tem sido uma das regiões do país onde as radiações assumem valores muito elevados.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts