FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Abr 2011

Viana: Fotografias únicas de Viana antiga disponíveis na internet

Fotografias da construção do prédio Coutinho nos entre 1970 e 1975, um passeio de locomotiva a vapor em 1979, a pesca da lampreia no mesmo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Fotografias da construção do prédio Coutinho nos entre 1970 e 1975, um passeio de locomotiva a vapor em 1979, a pesca da lampreia no mesmo ano, os cestos de Vila franca do Lima em 1962, a comemoração do centenário da Ponte Eiffel em 1978 e ainda um filme da Romaria da Senhora d’ Agonia datado de 1958, são só algumas das memórias em fotografias únicas que estão disponíveis no portal “Lugar do Real”, criado Ao – Norte, associação de produção e animação audiovisual de Viana do Castelo.

São três secções diferentes em que se organiza este portal. O lugar do real é o espaço dedicado ao documentário, depois o vídeo na escola, aos trabalhos produzidos por alunos e a fotomemória onde se encontram fotografias antigas. As imagens não se cingem só a Viana do Castelo, há fotografias de vários espaços e monumentos antigos de Braga, Matosinhos, Esposende, de Aveiro, Tancos, Moçambique entre outros. As fotografias chegam através de profissionais e particulares que partilham o espólio para que seja visto por mais pessoas. As fotos da construção do edifício jardim, o prédio Coutinho são da autoria de Manuel da Fonte, já falecido mas que cedeu o seu trabalho á associação, explicou á Geice Rui Ramos, produtor executivo.A Ao-Norte, de Viana do Castelo lançou este portal pioneiro a nível nacional há cerca de um ano. Trata-se do primeiro arquivo digital em Portugal, totalmente gratuito e disponível no endereço www.lugardoreal.com. È possível o visionamento de obras menos comerciais, sendo estas disponibilizadas para fins pedagógicos, de investigação ou culturais. A associação pretende que esta plataforma de divulgação da fotografia documental seja entendida como memória do séc. XX.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts