FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

26 Mai 2011

Água: Serviços Municipalizados de Viana servem de referência para o distrito

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  Se o projecto da constituição de uma entidade gestora de águas, para todo o distrito avançar “ terá como referência os serviços municipalizados e […]

 
Se o projecto da constituição de uma entidade gestora de águas, para todo o distrito avançar “ terá como referência os serviços municipalizados e Viana do Castelo”, disse á Geice fm Vítor Lemos, administrador dos Serviços Municipalizados. A semana passada, em Assembleia da Comunidade Intermunicipal Minho – Lima foi debatida, uma proposta para a criação de uma Empresa Intermunicipal de Águas e Saneamento em Baixa, para toda a região, para uniformizar a distribuição.
 

 
 
 
A fusão dos dez serviços municipalizados numa única empresa municipal, com 200 funcionários e abrangência distrital, é justificada para eliminar o subsídio gasto pelas câmaras para manter as taxas nos actuais níveis. A nova empresa, que poderá ser lançada em Outubro, permitirá um serviço técnico 24 horas por dia em todo o distrito, que não existia antes em alguns dos municípios. Integrará todo o património dos dez serviços, como os 50 milhões de euros de investimento na rede em curso e a lançar em 2011. A proposta será discutida nos órgãos autárquicos de cada um dos dez municípios. Ao avançar esta gestão única das águas do distrito, as tarifas de água e saneamento no Alto – Minho deverão aumentar mensalmente, entre 2012 e 2014, em nove dos dez municípios, até que a tarifa final esteja harmonizada com a praticada em Viana do Castelo, a um ritmo mensal de 20 cêntimos por metro cúbico, no consumo até 20 metros cúbicos, e de 50 cêntimos para os restantes.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts