FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

29 Mai 2011

Caminha: Antigo hospital psiquiátrico abre em setembro com Cuidados Continuados depois de 2ME de investimento

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, em Caminha, desactivado há vários anos, vai reabrir portas em Setembro, com 42 camas e integrado na Rede Nacional […]

O antigo hospital psiquiátrico da Gelfa, em Caminha, desactivado há vários anos, vai reabrir portas em Setembro, com 42 camas e integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados. Luís Daniel Fernandes, director da Casa de Saúde de São José, entidade do Instituto de São João de Deus (ISJD) que vai gerir a unidade da Gelfa, explicou que as obras de adaptação, remodelação e modernização do edifício, para o adequar à legislação em vigor, arrancaram no final de 2010 e vão custar à instituição privada dois milhões de euros.
 

 
Em contrapartida, fruto do protocolo celebrado com a Administração Regional de Saúde do Norte, a instituição vai ter a concessão do património durante 35 anos, mas todo o investimento que realizar “nunca sairá do domínio público”. “A nossa perspectiva é concluir as obras e iniciar o funcionamento em Setembro, mas vai depender do evoluir dos trabalhos. Com toda a certeza será inaugurado este ano”, afirmou Luís Daniel Fernandes. Nesta fase, o antigo hospital vai servir como unidade de internamento de longa duração, com um total de 42 camas, “mas o futuro passa pela especialização na área das demências”, sobretudo doença de Alzheimer. “Receber doentes de Alzheimer é um objectivo que queremos atingir. Aliás, já temos uma equipa nossa a preparar trabalho com especialistas de Bréscia, Itália, para desenvolver cá esta especialidade. Mas tudo vai depender da evolução da unidade”, sublinha o director. Localizado junto à praia, na freguesia de Âncora, Caminha, o Hospital da Gelfa deverá dar resposta, na região Norte, a doentes com necessidade de internamento de longa duração e a população idosa, acima dos 65 anos, será o alvo principal da nova unidade.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts