Mais de cem bombeiros estão mobilizados, hoje à noite, no combate a dois incêndios, ainda por dominar, no distrito de Viana do Castelo, sendo o caso mais complicado o de Paredes de Coura. Neste concelho, no incêndio que deflagrou pelas 16:30 na freguesia de Cossourado, estão mobilizados 82 combatentes, ente sapadores floresteis e bombeiros das corporações de Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Caminha. Durante a tarde, o combate contou ainda com o apoio de três helicópteros, o que permitiu reduzir de três para uma frente ativa.
“O incêndio está a evoluir favoravelmente, temos uma única frente ativa e todos os meios disponíveis estão colocados no terreno”, explicou o comandante distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, Paulo Esteves. No combate estão mobilizadas, ainda, 18 viaturas dos bombeiros e outras sete da proteção civil local. Paulo Esteves adiantou que, como medida preventiva, foram colocados meios para “salvaguardar habitações” que “podem estar na linha do fogo”. Para o local foi ainda deslocada uma viatura de comando e comunicações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Ainda no distrito, um outro incêndio, na freguesia de Vilar de Murteda, mobiliza meios de três corporações, do concelho de Viana do Castelo e de Vila Praia de Âncora, num total de 45 elementos e quinze viaturas. As chamas deflagraram depois das 21:00 e, segundo Paulo Esteves, continuam por controlar, com as operações a serem dificultadas pelo forte vento que se faz sentir.