FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

10 Jun 2011

Viana do Castelo: Grupo de Acção Costeira lidera volume de investimentos e de projectos aprovados

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  O Grupo de Acção Costeira do Alto Minho é o quarto GAC do País a submeter candidaturas para análise e decisão final à Autoridade […]

 
O Grupo de Acção Costeira do Alto Minho é o quarto GAC do País a submeter candidaturas para análise e decisão final à Autoridade de Gestão do PROMAR – Programa Operacional das Pescas 2010-2013 e o primeiro em termos de volume de investimento e número de projectos aprovados.

 
Constituído sob a forma de parcerias públicas e privadas, para implementar estratégias de desenvolvimento local com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias, o GAC apresenta-se como organismo intermédio de gestão do PROMAR, cabendo-lhe a dinamização e monitorização de todos os processos de candidaturas ao Eixo 4 – Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do Programa, na zona de intervenção correspondente às 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende. O investimento previsto em projectos entre 2010-2013 é na ordem dos 4,3 milhões de euros, financiados em parte pelo Fundo Europeu das Pescas e pelo Orçamento de Estado. A CIM Alto Minho assume a qualidade de parceiro gestor do GAC Alto Minho. Assim, das 10 candidaturas submetidas, foram aprovadas seis que abrangem toda a área de intervenção do GAC Alto Minho e que englobam actividades marítimo-turísticas, o turismo náutico; a transformação de recursos endógenos como as algas, nomeadamente para a fabricação de sabonetes; a criação de uma plataforma de certificação de espécies migratórias do rio Minho como o sável e a lampreia ou a valorização económica do pescado local através da promoção do seu consumo em restaurantes/mercados locais. Perspectivando a apresentação de novas candidaturas, o GAC Alto Minho tem aberto mais um período para apresentação de pedidos de apoio, com as mesmas características dos anteriores, que decorre até 28 de Julho de 2011, prevendo a abertura de pelo menos mais dois avisos entre Setembro e Outubro deste ano. O objectivo é dar a oportunidade aos promotores que não puderam apresentar a sua candidatura num destes avisos, de fazê-lo num período subsequente.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts