FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Jun 2011

Vinho: Sub-região de Monção e Melgaço “goleia” em concurso internacional de Alvarinho

Dez vinhos portugueses e quatro da Galiza, Espanha, conquistaram medalhas de ouro num concurso internacional de vinho Alvarinho que hoje terminou em Melgaço, disse o […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Dez vinhos portugueses e quatro da Galiza, Espanha, conquistaram medalhas de ouro num concurso internacional de vinho Alvarinho que hoje terminou em Melgaço, disse o presidente da Câmara local. Segundo Rui Solheiro, os 10 vinhos portugueses são todos da sub-região de Monção e Melgaço, sendo dois do primeiro concelho e oito do segundo. “Isto só prova a qualidade do vinho Alvarinho que aqui é produzido”, referiu Solheiro, sublinhando a “craveira ” do júri do concurso, constituído por 12 especialistas internacionais.
 

 
Nesta primeira edição do “Alvarinho International Wine Challenge” concorreram 70 amostras de vinhos daquela casta, oriundas da sub-região de Monção e Melgaço, de outras regiões portuguesas e ainda da Espanha, Estados Unidos da América e Uruguai. Do júri faziam parte escansões, chefes de cozinha, jornalistas e críticos de vinhos, oriundos do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Portugal. Fortalecer o processo de produção de qualidade do vinho Alvarinho no Mundo, destacar a diversidade e a riqueza das produções atuais e criar um ponto de encontro de todos os Alvarinhos do Mundo de forma a desenvolver uma abordagem mais qualitativa, foram alguns dos objetivos do concurso. O evento visa ainda potenciar sinergias que ajudem à promoção do vinho Alvarinho nos diferentes canais nacionais e internacionais, incentivar a investigação científica e o conhecimento do vinho Alvarinho e promover o desenvolvimento de sinergias com todos os produtores de Alvarinho do Mundo. “Consolidada há muito a fase de afirmação do Alvarinho no mercado interno, esta é uma forma de divulgar a casta pelos quatro cantos do mundo, graças à presença em Melgaço de prestigiados especialistas em vinho de distintas nacionalidades”, disse ainda Solheiro. Para o autarca, “não se pode ignorar que a casta Alvarinho, embora sendo um dos maiores patrimónios da sub-região de Monção e Melgaço, onde se expressa de forma única, há muito que extravasou as fronteiras regionais, estando já plantada noutras regiões e países”. Iniciativas como esta, acrescenta, também servem para perceber “as diferenças que esta casta verdadeiramente excecional assume consoante o local onde está plantada e o modo como é vinificada”. O “Alvarinho International Wine Challenge” é uma organização do Município de Melgaço, com o apoio da ViniPortugal e produção da Essência do Vinho.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts