FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

16 Jul 2011

Cultura: Bienal de Cerveira é “caso exemplar” de projeção internacional de Portugal – Cavaco Silva

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugurou hoje a 16ª Bienal de Cerveira, que considerou ser um “caso exemplar não apenas no que respeita à […]

O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugurou hoje a 16ª Bienal de Cerveira, que considerou ser um “caso exemplar não apenas no que respeita à cultura mas também ao ordenamento do território e à projeção internacional” de Portugal. Em dia dedicado ao Minho, depois da manhã passada no concelho de Caminha, Cavaco Silva seguiu para Vila Nova de Cerveira onde inaugurou a 16º Bienal de Cerveira, patente até dia 17 de setembro, no Fórum Cultural.
 

 
Durante a cerimónia de inauguração do evento – na qual o Presidente da República recebeu, das mãos do presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, José Manuel Vaz Carpinteira, a chave de ouro do município – foi feita uma homenagem ao escultor José Rodrigues, que já esteve à frente da bienal da “Vila das Artes” e que este ano foi alargada ao Porto e a Vigo. No discurso, Cavaco Silva – que já tinha estado na quinta edição da Bienal de Cerveira, em 1986, então como primeiro-ministro – afirmou que homenagear José Rodrigues “é um ato de justiça”, principalmente na Bienal de Cerveira, “que para além de contar com o seu nome entre os fundadores, tem cumprido o objetivo de promover a cultura e a arte junto das populações”. “A Bienal de Cerveira é, certamente, um caso exemplar, não apenas no que respeita à cultura mas também ao ordenamento do território e à projeção internacional do país”, defendeu. Para o Presidente da República “o segredo” para o lançamento e posterior consolidação de uma iniciativa como a Bienal numa vila do Alto Minho pode resumir-se em duas palavras: “imaginação e persistência”. “A importância que a Bienal adquiriu é bem visível no facto de ela se desenvolver, este ano, simultaneamente aqui em Cerveira, no Porto e em Vigo. Mas o seu alcance vai muito para lá dessa dimensão local e regional”, observou. Para Cavaco Silva “ao projectar-se como iniciativa sem fronteiras, onde concorrem artistas de todo o mundo, é também a imagem de Portugal que Cerveira projeta”. “A imagem de um país com um profundo enraizamento histórico e uma forte identidade, mas um país, também, onde a contemporaneidade tem lugar cativo”, enfatizou.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts