O presidente da Câmara de Viana do Castelo manifestou hoje esperança de que o Governo encontre “uma boa solução” para os estaleiros navais, insistindo na necessidade de viabilizar a empresa. “Fiz a identificação do interesse comum na manutenção dos estaleiros, uma empresa com mais de 60 anos e que já faz parte do código genético de Viana do Castelo”, afirmou José Maria Costa, à saída da reunião que manteve com o secretário de Estado da Defesa.
Por parte da tutela o autarca disse ter encontrado “uma atitude construtiva”, sublinhando:” O secretário de Estado está a trabalhar afincadamente num projeto que, quando estiver terminado, será transmitido. Confio que vamos encontrar uma boa solução”. Setembro foi o prazo definido pelo Governo para encontrar uma solução para os Estaleiros de Viana do Castelo, uma vez que foi suspenso pelo Ministério da Defesa o plano de previa o despedimento de 380 dos 720 trabalhadores.
O autarca disse ainda ter dado nesta reunião “algumas sugestões”, para que o Governo “possa ter mais informação e para ajudar a contribuir para que o plano possa ser a contento da cidade”. Questionado sobre que soluções foram apontadas, o autarca indicou que os contributos dados foram “desde as questões que se prendem com a construção naval da marinha de guerra, do possível alargamento para países de expressão portuguesa, até às hipóteses de cooperação com o Brasil e até com algumas indústrias ligadas às energias renováveis”. Os estaleiros fecharam o ano de 2010 com prejuízos de 40 milhões de euros e o passivo acumulado ascende a 200 milhões de euros.