O Museu do Traje de Viana do Castelo abriu ao público, na sua sala de exposições temporárias, a mostra “Com Tradições – Criações Contemporâneas inspiradas no traje à vianesa”. Esta é uma exposição que conta com criações de estilistas nacionais inspiradas nos trajes de Viana do Castelo. Da mostra, fazem parte trabalhos de estilistas como Ana Salazar, Eugénia Cunha, Helena Cardoso e João Rolo.
A exposição pretende demonstrar que, com os motivos, as cores e os padrões do traje de Viana do Castelo podem ser desenhadas novas criações e, para tal, estão expostas propostas de quatro estilistas nacionais de renome. Paralelamente, podem ainda ser vistas criações contemporâneas de 14 casas e designers. Esta exposição temporária junta-se à exposição permanente e à nova Sala do Ouro, com peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu, instalado num edifício que albergou o antigo Banco de Portugal de Viana do Castelo.
Recorde-se que o Museu do Traje de Viana do Castelo foi criado em 1997 e nele e, em 2004, foi certificado pela Rede Portuguesa de Museus. Depois de obras profundas de requalificação, reabriu a 21 de Agosto de 2008 apresentando uma nova galeria, sob o nome do etnógrafo Amadeu Costa, uma nova exposição permanente, duplicando a área destinada a exposições temporárias, com condições de controlo ambiental, criando ainda acessibilidades a pessoas com deficiência.
Imagem: Olhar Viana do Castelo