A Câmara Municipal de Valença lançou esta quarta-feira a concurso a construção do Centro de Inovação e Logística, a instalar na Quinta da Mota. O equipamento vai receber a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e actividades de apoio empresarial. Jorge Mendes, autarca de Valença, disse à Geice que este é “o maior investimento de uma só vez” do município: são 7 milhões de euros de orçamento total.
A construção do Centro de Inovação e Logística está em concurso por 5,5 milhões de euros e o prazo para a construção é de 730 dias. A obra é suportada a 85% por fundos comunitários, cabendo a restante fatia do investimento à autarquia. No edifício, vai funcionar a futura Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença. A Escola Superior é frequentada por 500 alunos e o actual espaço não oferece as melhores condições. Assim, a Quinta da Mota vai receber uma escola, um ninho de empresas, um espaço de Ciência e Tecnologia e um grande auditório com capacidade para 220 pessoas sentadas.
A autarquia lançou também a concurso público, por 475 mil euros, a construção de um troço de 4 quilómetros da Ecopista do concelho, que fará a ligação, para Norte, para a estrutura que já chega a Monção, e para Sul à que vai ligar a Vila Nova de Cerveira.