A Autoridade Florestal Nacional (AFN) acaba de aprovar a criação da Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia, numa iniciativa de produtores e proprietários florestais que abrange os concelhos de Viana do Castelo e Caminha. A ZIF da Serra de Santa Luzia tem uma área superior a 11 mil hectares e engloba prédios rústicos em treze freguesias.
Assim, as freguesias de Afife, Âncora, Areosa, Cardielos, Carreço, Freixieiro de Soutelo, Meadela, Monserrate, Outeiro, Perre, Santa Maria Maior, Santa Marta de Portuzelo e Serreleis, dos municípios de Viana do Castelo e Caminha, fazem parte desta ZIF. A gestão da Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia vai ser assegurada pela Associação Florestal do Lima, entidade sem fins lucrativos de proprietários e produtores florestais locais.
Ressalve-se o facto de uma ZIF ser uma área territorial contínua e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e gerida por uma única entidade. Tem como principais objectivos promover uma gestão florestal sustentável activa e permanente dos espaços florestais e coordenar a protecção dos espaços florestais e naturais. A ZIF visa ainda proteger as áreas florestais e os espaços rurais associados, recuperar espaços florestais afectados por incêndios e ainda reduzir as condições de ignição e de propagação de fogos.
Imagem: Olhar Viana do Castelo