Esta sexta-feira, pelas 12 horas, o Presidente da Câmara Municipal de Valença entrega a proposta de candidatura da Fortaleza de Valença à classificação como Património da Humanidade pela UNESCO. Jorge Mendes desloca-se a Lisboa e vai encontrar-se com o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, às 12h00, na Secretaria de Estado da Cultura. O autarca já admitiu que acredita ter a Fortaleza classificada como Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, até 2014.
A proposta será entregue amanhã, também, à Comissão Nacional da UNESCO e ao I.G.E.S.P.A.R. – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. A Câmara Municipal de Valença fundamenta a candidatura no facto de a Fortaleza ter inquestionavelmente “um valor universal excepcional” pela beleza única do espaço e pela grandiosidade e dimensão histórica e arquitectónica das muralhas e do edificado. A candidatura tem ainda por base o testemunho histórico de lutas, cumplicidades, trocas de bens, de cultura e de conhecimentos de vários povos ao longo de milhares de anos.
A ponte rodo-ferroviária sobre o rio Minho, que liga a Tui, na Galiza, também será alvo deste tipo candidatura, precisamente no ano em que assinala 125 anos de existência. “A ponte faz parte da área de intervenção da candidatura, pela ligação à nossa cidade gémea. O conjunto é feito com o rio Minho, a ponte e a Fortaleza”, sublinhou o autarca.