Os comerciantes do Largo de S. Domingos, em Viana do Castelo, estão revoltados. Esta quarta-feira, a “Casa Africana”, tabacaria com 40 anos de existência, foi assaltada. Em poucos minutos, um jovem entrou na ”Casa Africana”, aproveitou a distracção do proprietário e roubou quase 4 mil euros da caixa registadora. Rapidamente a PSP de Viana do Castelo prendeu o jovem mas, para surpresa do proprietário do estabelecimento, o rapaz ficou em liberdade e já foi avistado por alguns comerciantes.
Raul Silva, proprietário da ”Casa Africana”, disse à Geice que tudo aconteceu muito rapidamente, pouco depois das 12 horas de quarta-feira. O jovem entrou no estabelecimento e dirigiu-se à parte das traseiras, onde se encontra exposto material escolar. O dono encontrava-se sozinho na loja e só estranhou a demora do suposto cliente passado algum tempo. Raul Silva estranhou a atitude do jovem e ainda tentou ir atrás dele, mas sem efeito.
A intervenção da Polícia foi rápida mas, por esta altura, o jovem já se encontra em liberdade. Fonte da PSP de Viana do Castelo confirmou a constituição de um jovem de 23 anos como arguido no processo, entretanto remetido para Tribunal. O jovem garante não saber do dinheiro roubado. O rapaz frequenta uma escola de formação perto do local do assalto e alguns comerciantes garantem já o ter visto. O proprietário está acima de tudo preocupado com o facto de terem sido roubadas receitas dos CTT. Foram roubados quase três mil euros de dinheiro de facturas dos CTT e agora o proprietário da tabacaria vai ter de pagar do seu bolso essa verba.
Maria Olímpia Silva, esposa do proprietário, diz-se “revoltada” com toda a situação. Em tempos de crise, um “desfalque” de 4 mil euros representa uma verba demasiado alta. Diz que “não se admite” que o jovem identificado esteja em liberdade. Poucos minutos foram suficientes para que a “Casa Africana” fosse roubada em 4 mil euros. Segundo os proprietários, em 40 anos este foi o segundo assalto que o estabelecimento sofreu.
Imagem: Olhar Viana do Castelo