Até ao final do ano, a autarquia de Viana do Castelo quer colocar à venda a totalidade dos terrenos do Parque da Cidade por 10 milhões de euros. Um verdadeiro preço de saldo já que, há cinco anos atrás, os terrenos estavam avaliados em 21,6 milhões de euros. Agora, a base de licitação é de cerca de 10 milhões de euros e mais 1 milhão de euros por um terreno afecto a um hotel.
A VianaPolis, detentora dos terrenos, vai colocar à venda os 26 lotes até ao final do ano, com a abertura de nova hasta pública. Recorde-se que a primeira hasta começou em 2006 mas fechou deserta, sem interessados. José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana, disse que a redução do valor foi feita por uma reavaliação da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças. O socialista quer agora colocar os terrenos rapidamente “no mercado”. Recorde-se que a nova hasta pública fora anunciada para Setembro mas a autarquia define agora um novo prazo: até ao final do ano. Estão a ser ultimados os procedimentos para que a nova tentativa de venda possa começar. O autarca quer uma hasta “muito disputada”.
O autarca quer que o concurso seja lançado em contínuo e que os lotes possam ser vendidos em conjunto ou em separado. Neste momento, a Câmara está à procura de investidores e a apresentar o projecto. Está ainda a ser estudada a possibilidade de ser construído um ancoradouro junto aos terrenos, para poder receber pequenas embarcações.
Imagem: Olhar Viana do Castelo