“O objecto da sociedade (Vianapolis) mantém-se tal como está, que é a demolição do edifício Jardim”. Foi com esta percepção que o presidente da Câmara de Viana saiu da reunião que manteve esta quinta-feira com a Ministra do Ambiente, Assunção Cristas. De acordo com José Maria Costa o Ministério está ainda a avaliar o projecto de requalificação urbana de Viana do Castelo mas, devido à “irreversibilidade” de algumas situações, nomeadamente jurídicas, “o desenho que estava previsto” para o programa Vianapolis mantém-se inalterado.
Ainda de acordo com José Maria Costa, tanto a Câmara como o Ministério do Ambiente partilham de uma “grande preocupação na redução dos encargos financeiros do próprio programa” Vianapolis, daí que José Maria Costa tenha dado a conhecer a intenção de vender, em hasta pública, os terrenos o Parque da Cidade, já a 23 de Novembro. No que diz respeito ao programa Polis Litoral Norte, que envolve também os concelhos de Caminha e Esposende, vai apenas ser alvo de alguns ajustamentos.
O programa Polis Litoral Norte vai então manter-se, apenas com algumas alterações que não vão alterar o objectivo primordial deste programa, e que é a protecção do litoral nortenho. Ao abrigo da reprogramação financeira a negociar com Bruxelas, o programa poderá mesmo ser alvo de uma majoração das comparticipações o que, neste caso, iria diminuir o valor a pagar pelas autarquias nas intervenções previstas.