Esta quinta-feira, pelas 17:30, a Câmara de Caminha apresenta o “Pacto de Autarcas”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha. A sessão de informação dirige-se aos representantes das empresas e instituições do concelho. Recorde-se que o “Pacto de Autarcas” é um movimento europeu, de cariz voluntário, que envolve autoridades locais e regionais no combate às alterações climáticas mediante a adopção de medidas pro-eficiência energética.
Em finais de Junho, os dez autarcas do distrito de Viana assinaram o Pacto. O documento visa, entre outras coisas, cumprir as metas definidas pela União Europeia, no que toca à redução das emissões de CO2 em 20% até 2020. A eficiência energética é outra das metas a cumprir. Por isso mesmo está já a ser desenvolvido um projecto-piloto em algumas habitações do Alto Minho e que visa a redução dos consumos domésticos de energia até 30%, como revelou na altura o presidente da CIM do Alto Minho, Rui Solheiro.
Refira-se que este Pacto de Autarcas prevê também a elaboração de um inventário de referência das emissões de CO2 dos municípios e a apresentação de um plano de acção em matéria de energia sustentável. Com esta sessão de esclarecimento, o município pretende esclarecer o público sobre as implicações e oportunidades provenientes deste movimento europeu que conta já com 2800 signatários.