FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

01 Out 2011

Dança: Vianense Olga Roriz alerta para paralisação da companhia de dança

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A coreógrafa vianense Olga Roriz afirmou que o funcionamento da companhia de dança que fundou está em risco por causa da falta de oito mil […]

A coreógrafa vianense Olga Roriz afirmou que o funcionamento da companhia de dança que fundou está em risco por causa da falta de oito mil euros de apoio financeiro do Estado. “Ainda não nos foram atribuídos os oito mil euros de compensação e isto é grave para o futuro da companhia. Eu já estou a entrar com dinheiro próprio para pagar salários”, disse a coreógrafa.

 
Na altura em que estreia um novo espectáculo, “Pets”, no Teatro Camões, em Lisboa, Olga Roriz declarou à rádio Antena 1 que pondera parar com o funcionamento da companhia de dança por causa dos cortes nos apoios financeiros. Olga Roriz explicou que o apoio financeiro quadrienal, que a companhia tem recebido desde 2010 da Direcção Geral das Artes (DGArtes), é de cerca de 105 mil euros. Este ano, o apoio sofreu um corte de 25 mil euros, mas a coreógrafa aguarda ainda a atribuição de oito mil euros de compensação, numa situação que se arrasta desde o anterior executivo. “Eu sei que tenho apoio assegurado para os próximos dois anos, mas não sei quanto irá ser. E isso põe em causa os espectáculos”, disse.
De acordo com os dados disponibilizados pela DGArtes na Internet, até Agosto a companhia de Olga Roriz recebeu 80.388 euros. Olga Roriz irá estrear na próxima semana o espectáculo “Pets”, cuja produção disse ter sido paga por si, e tem garantida uma digressão até final de Outubro, princípio de Novembro. Depois dessa digressão, disse não saber o que acontecerá à companhia. “Eu espero receita de bilheteira do espectáculo no Teatro Camões, mas não há milagres. São só três noites”, lamentou. A companhia foi fundada por Olga Roriz há 16 anos e integra actualmente cinco bailarinos, com contratos anuais, dois produtores, um assistente e a própria coreógrafa.
Olga Roriz tem desde 2010 um espaço próprio de trabalho para a companhia de dança na Baixa de Lisboa, fruto de um protocolo assinado com a seguradora Tranquilidade. Nascida há 54 anos em Viana do Castelo e com uma carreira de mais de trinta anos, Olga Roriz é considerada uma coreógrafa revolucionária na história das últimas décadas da dança em Portugal. Em 2008 recebeu o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/Millenium Bcp.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts